Qualidade de vida e capacidade funcional de idosas praticantes de hidroginástica no município de Sarandi/PR

Rodrigo Silvino da Silva, José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Lenamar Fiorese Vieira, Daniel Vicentini de Oliveira

Resumo


OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida e a capacidade funcional de idosas praticantes de hidroginástica do município de Sarandi/PR.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, de caráter descritivo e analítico. Foram avaliadas 30 idosas, entre 60 e 70 anos, praticantes de hidroginástica na única academia do município de Sarandi, estado do Paraná, que oferece esta modalidade. Para avaliação da qualidade de vida foi utilizado o questionário WHOQOL-Bref e para avaliação da capacidade funcional a escala proposta por Rikli e Jones (1999), com 12 atividades de vida diária. Os resultados foram classificados em capacidade funcional avançada, moderada e baixa.

RESULTADOS: A qualidade de vida das idosas praticantes de hidroginástica teve um escore médio de 79,4±7,1, sendo o domínio Psicológico (17,0) o que apresentou maior pontuação, já o menor foi o Físico (15,0). A capacidade funcional das idosas obteve escore de 9,8±2,1 pontos.

CONCLUSÕES: É moderada a qualidade de vida e capacidade funcional de idosas praticantes de hidroginástica no município de Sarandi, estado do Paraná A prática da hidroginástica pode ser fator contribuinte para boa percepção de qualidade de vida no domínio Psicológico.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v8n1.3670

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr