Análise perspectiva da dicotomia entre qualidade de vida no trabalho e produtividade: percepção de gestores

Eliana Aparecida Fagundes Queiroz Bortolozo, Celso Bilynkievycz dos Santos, Fábio Sprada de Menezes, Luiz Alberto Pilatti, Antonio Augusto de Paula Xavier

Resumo


OBJETIVO: Conhecer a percepção do gestor, especificamente do profissional engenheiro, no tocante aos reflexos dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVTs).

MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório. Para a coleta de dados foi construído e validado um instrumento que avalia a percepção de profissionais gestores quanto aos principais benefícios da implantação de um PQVT. Foi adotado o procedimento da amostragem aleatória simples, abrangendo 30 engenheiros, e a pesquisa desenvolveu as etapas do processo de aquisição de conhecimento em base de dados (knowledge discovery in databases - KDD). Para testar o modelo e, a partir da sua taxa de acerto, foram utilizadas técnicas de data mining de cluster.

RESULTADOS: O estudo constatou que apenas 16,66% dos gestores proporcionam algum PQVT em suas empresas, o que revela um descompasso entre as novas tendências da relação do mundo do trabalho e a efetividade de tais programas. Dos gestores entrevistados, 13,00% consideraram no máximo sete reflexos positivos dos PQVTs e apontaram, de forma mais frequente no rol de suas próprias prioridades, a diminuição do absenteísmo, o aumento da produtividade e da lucratividade.

CONCLUSÕES: Observa-se que, de modo geral, na implantação de um PQVT, a produtividade é considerada uma variável dependente, sendo a diminuição do absenteísmo e a lucratividade suas variáveis intervenientes, a ela associadas. Estes dados demonstram que, do ponto de vista dos gestores, não é possível pensar numa efetiva qualidade de vida no trabalho (QVT) dissociada da produtividade.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v7n4.3303

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr