Qualidade de vida no trabalho docente em uma universidade federal: dimensões fragilizadas e possibilidades institucionais dentro de seus limites estruturais

Yasmin Dihl Vaz, Marielle de Souza, Nickolas Kalil Oliveira Reis, Adolfo Aparecido Palhano da Silva, Luiz Alberto Pilatti

Resumo


Objetivo: Identificar, com base nas percepções dos docentes da UTFPR, Campus Ponta Grossa, aferidas pelo TQWL-42, as dimensões da Qualidade de Vida no Trabalho mais fragilizadas e discutir possibilidades-limite de enfrentamento institucional à luz da legislação.

Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com delineamento descritivo e abordagem transversal, realizada com 30 docentes vinculados ao campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Utilizou-se o instrumento TQWL-42, desenvolvido e validado para mensurar a Qualidade de Vida no Trabalho em diferentes dimensões. A análise dos dados foi conduzida por meio de estatísticas descritivas, com foco na identificação das dimensões mais fragilizadas da QVT no contexto investigado.

Resultados: Os resultados apontam uma percepção global de QVT considerada regular (média geral de 3,08). O domínio com melhor avaliação foi o Físico e Psicológico (média de 3,36), enquanto o Sociológico e Relacional obteve o menor escore (média de 2,90). A ausência de reconhecimento, dificuldades no equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a falta de participação nas decisões institucionais figuram entre os principais desafios relatados.

Conclusão: As percepções dos docentes evidenciam tensões estruturais no cotidiano universitário, sinalizando a necessidade de ações institucionais que promovam o bem-estar, o reconhecimento e a valorização no ambiente de trabalho.


Palavras-chave


Qualidade de vida no trabalho; docência no ensino superior; bem-estar docente; TQWL-42; instituições federais de ensino superior.

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DOI: 10.3895/rbqv.v17n0.20519

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