Avaliação da qualidade de vida de praticantes de treinamento funcional em projeto comunitário de Ponta Grossa (PR)
Resumo
OBJETIVO: Avaliar a percepção da qualidade de vida (QV), medida pelo WHOQOL-Bref, entre praticantes de treinamento funcional do projeto comunitário Qualidade de vida para todos no município de Ponta Grossa, PR.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional transversal realizado com 48 praticantes de treinamento funcional, com idades entre 40 e 80 anos, vinculados ao projeto Qualidade de vida para todos, da Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa (PR). A QV foi avaliada por meio do instrumento WHOQOL-Bref. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2024, durante cinco sessões de treinamento. Os participantes responderam a um questionário autoaplicável contendo questões sobre percepção da QV, características sociodemográficas, motivação para a prática, frequência semanal, tempo de envolvimento com o treinamento e prática de outras atividades físicas. As análises estatísticas incluíram distribuição de frequências absolutas (n) e relativas (%), média aritmética, desvio-padrão e aplicação do teste qui-quadrado para verificação de associações entre QV e variáveis sociodemográficas e de prática de exercícios físicos.
RESULTADOS: Os resultados indicaram que 97,9% dos praticantes relataram percepção satisfatória de QV. O domínio psicológico apresentou o escore mais elevado (73,47%), seguido pelos domínios físico e de relações sociais, ambos com 69,90%. A mediana dos escores foi inferior a 15,0 em grande parte dos domínios, indicando percepção moderada de QV. Não foram observadas associações estatisticamente significativas entre a QV e variáveis como frequência de treino, tempo de prática, estado civil, índice de massa corporal (IMC), classificação econômica ou participação em outra prática além do treinamento funcional (p > 0,05).
CONCLUSÕES: Observou-se que os praticantes de treinamento funcional do projeto Qualidade de vida para todos relataram escores positivos de QV. Recomenda-se que futuras pesquisas adotem amostras mais diversificadas e explorem outras variáveis por meio de delineamentos longitudinais, a fim de investigar os efeitos de longo prazo do treinamento funcional e superar as limitações dos estudos transversais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v17n0.19894
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.