Avaliação da qualidade de vida de praticantes de treinamento funcional em projeto comunitário de Ponta Grossa (PR)

Daniel Belasque Canedo da Silva, Pedro Guilherme Cherobim, Thaiane Moleta Vargas, Guilherme Moreira Caetano Pinto, Bruno Pedroso, Leandro Martinez Vargas, Jean Carlos de Goveia

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a percepção da qualidade de vida (QV), medida pelo WHOQOL-Bref, entre praticantes de treinamento funcional do projeto comunitário Qualidade de vida para todos no município de Ponta Grossa, PR.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional transversal realizado com 48 praticantes de treinamento funcional, com idades entre 40 e 80 anos, vinculados ao projeto Qualidade de vida para todos, da Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa (PR). A QV foi avaliada por meio do instrumento WHOQOL-Bref. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2024, durante cinco sessões de treinamento. Os participantes responderam a um questionário autoaplicável contendo questões sobre percepção da QV, características sociodemográficas, motivação para a prática, frequência semanal, tempo de envolvimento com o treinamento e prática de outras atividades físicas. As análises estatísticas incluíram distribuição de frequências absolutas (n) e relativas (%), média aritmética, desvio-padrão e aplicação do teste qui-quadrado para verificação de associações entre QV e variáveis sociodemográficas e de prática de exercícios físicos.

RESULTADOS: Os resultados indicaram que 97,9% dos praticantes relataram percepção satisfatória de QV. O domínio psicológico apresentou o escore mais elevado (73,47%), seguido pelos domínios físico e de relações sociais, ambos com 69,90%. A mediana dos escores foi inferior a 15,0 em grande parte dos domínios, indicando percepção moderada de QV. Não foram observadas associações estatisticamente significativas entre a QV e variáveis como frequência de treino, tempo de prática, estado civil, índice de massa corporal (IMC), classificação econômica ou participação em outra prática além do treinamento funcional (p > 0,05).

CONCLUSÕES: Observou-se que os praticantes de treinamento funcional do projeto Qualidade de vida para todos relataram escores positivos de QV. Recomenda-se que futuras pesquisas adotem amostras mais diversificadas e explorem outras variáveis por meio de delineamentos longitudinais, a fim de investigar os efeitos de longo prazo do treinamento funcional e superar as limitações dos estudos transversais.


Palavras-chave


Aptidão física; estilo de vida; exercício físico.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v17n0.19894

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr