Impactos do tipo de jornada de trabalho na qualidade de vida e no estado de flow profissional

Natália Beatriz Honorato Santos, Bruno Henrique Fiorin

Resumo


OBJETIVO: Analisar os impactos da jornada de trabalho flexibilizada e não flexibilizada na qualidade de vida no trabalho (QVT) e no estado de flow no ambiente profissional.

MÉTODOS: Estudo transversal, com abordagem quanti-qualitativa, utilizando questionários de perfil sociodemográfico, avaliação da QVT e estado de flow. A amostra foi composta por servidores públicos técnico-administrativos em educação de uma universidade pública, divididos em dois grupos: jornada flexibilizada e não flexibilizada. A análise estatística foi realizada com o software SPSS 21.0. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer nº 6.780.893).

RESULTADOS: Participaram 41 servidores, sendo a maioria do sexo feminino (68,3%). A jornada flexibilizada foi adotada por 63,4% dos participantes, com apoio da chefia em 85,4% dos casos. Servidores com jornada flexibilizada apresentaram melhores resultados, com diferenças de médias estatisticamente significativas nos domínios Integração social e constitucionalismo (t=2,86; p<0,01) e Espaço na vida (t=5,40; p<0,01).

CONCLUSÕES: A jornada flexibilizada apresentou impacto positivo na QVT, especialmente nos domínios Integração social e Equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, não houve diferença estatisticamente significativa no domínio Motivação intrínseca.


Palavras-chave


Qualidade de vida no trabalho; jornada de trabalho; desempenho e produtividade no trabalho; gestão pública.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v17n0.19776

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr