Estresse e níveis de atividade física de Bombeiros militares de Alagoas, Brasil

Tertuliano dos Santos Neto, Jorge Lopes Cavalcante Neto, Maryssa Pontes Pinto

Resumo


OBJETIVO: Investigar a relação entre a percepção de estresse e os níveis de atividade física de Bombeiros Militares do Estado de Alagoas.

MÉTODOS: Estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal, com amostra de 60 Bombeiros militares de ambos os sexos, do 1º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). Os dados de estresse foram coletados através do questionário para identificação do índice de estresse percebido, os níveis de atividade física através do Questionário Internacional de Atividade Física – versão curta (IPAQ-curto) e os dados sociodemográficos e ocupacionais por meio de um questionário elaborado para o estudo. Utilizou-se estatística descritiva e o teste quiquadrado para análise das variáveis categóricas com nível de significância p<0,05.

RESULTADOS: Na análise de associação entre a percepção de estresse e os níveis de atividade física dos Bombeiros não se encontrou diferença significativa (p=0,78). Na análise de associação entre a percepção de estresse e variáveis sociodemográficas e ocupacionais, apenas a variável faixa etária apresentou diferença significativa, com um risco 3,21 vezes superior de estresse negativo nos Bombeiros com idade até 30 anos. A associação entre os níveis de atividade física e variáveis sociodemográficas e ocupacionais apresentou diferença significativa com o período das últimas férias e a remuneração dos Bombeiros.

CONCLUSÕES: Os resultados do presente estudo evidenciam a necessidade de se repensar as ações que são desenvolvidas no serviço militar como um todo, no sentido de propiciar maior qualidade de vida aos Bombeiros investigados, inserindo no próprio ambiente laboral programas de atividade física, além de apoio psicossocial e, primordialmente, maiores incentivos salariais para que a motivação pelo serviço não seja superada pelos elevados índices de estresse desses profissionais, que prestam serviços de suma importância à população.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000400006

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr