Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública da Bahia: acompanhamento durante os dois primeiros anos de graduação
Resumo
OBJETIVO: Analisar mudanças na qualidade de vida (QV) de estudantes universitários durante os dois primeiros anos do curso de graduação.
MÉTODOS: Participaram do estudo universitários que ingressaram nos cursos de graduação do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no primeiro semestre do ano letivo de 2010. A QV foi avaliada através do questionário WHOQOL-Bref. Para análise estatística recorreu-se ao teste Qui-quadrado e teste t pareado (p<0,05).
RESULTADOS: A amostra que participou de todo o período de seguimento foi composta por 92 universitários (64,1% do sexo feminino). Observou-se aumento dos escores da QV durante os dois primeiros anos do ensino superior para o domínio meio ambiente (t=5,418; p=0,001) e para a QV global (t=2,747; p=0,007), bem como, houve tendência para aumento dos valores do domínio relações sociais (t=1,919; p=0,058). Para os domínios físico e psicológico não se observaram diferenças durante o período de acompanhamento (p>0,05). Em geral, os menores valores médios foram observados para o domínio meio ambiente, tanto no início do primeiro quanto no final do segundo ano do ensino superior.
CONCLUSÕES: Estes achados podem contribuir para o desenvolvimento de políticas que visem melhorar as condições de vida da população universitária. A realização de estudos futuros em diferentes regiões do Brasil é encorajada, especialmente com delineamento de coorte ou intervenção, visando aumentar o corpo de evidências sobre o assunto.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582014000300004
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.