Qualidade de vida de atletas Brasileiros, Canadenses e Norte-Americanos

Érico Felden Pereira, Clarissa Stefani Teixeira, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, Fernanda Tolentino de Souza Bleyer, Douglas Filipin, Cleber Fernando Rebelatto

Resumo


OBJETIVO: Comparar a qualidade de vida de 19 canoístas e remadores brasileiros, canadenses e norte-americanos nos jogos Pan-americanos de 2007.

MÉTODO: Os atletas responderam um questionário contendo perguntas referentes aos dados pessoais e à qualidade de vida por meio Whogol-bref, esse validado em diferentes culturas e nacionalidades. Foram convidados a participar do estudo todos os atletas de canoagem e remo dos três países. 19 atletas fizeram parte da amostra que foi composta por 6 brasileiros, 4 canadenses e 9 norte-americanos dos quais 6 atletas eram de canoagem e 13 de remo.

RESULTADO: Na análise da qualidade de vida os brasileiros apresentaram escores superiores aos estrangeiros nos domínios físico (p=0,002); psicológico (p=0,016) e relações sociais (p=0,018). O domínio físico foi o único que apresentou diferenças entre os sexos (p=0,026). Questões relacionadas à autoestima e ao ambiente no lar foram apontadas como as mais positivas pelos brasileiros. Apesar disso, os atletas estrangeiros apresentam percepção mais positiva de segurança física e proteção. Na análise da capacidade explicativa dos domínios para a qualidade de vida geral, o domínio meio ambiente foi o que apresentou maior poder preditivo (24,5%).

CONCLUSÃO: Identificou-se que as maiores necessidades dos atletas norte-americanos estão associadas aos domínios físico e relações sociais, dos canadenses ao domínio físico e dos brasileiros ao domínio meio ambiente evidenciando diferenças marcantes entre as diferentes nacionalidades.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000400003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr