Avaliação da qualidade de vida de profissionais de saúde de um pronto-socorro público

Moisés Kogien, José Juliano Cedaro

Resumo


OBJETIVO: Avaliar os índices de qualidade de vida apresentados por profissionais assistenciais de um pronto-socorro público da região norte do Brasil.

MÉTODOS: Estudo descritivo e transversal com uma amostra heterogênea, probabilística não intencional, de 216 profissionais de saúde. A coleta de informações foi realizada com a versão abreviada do instrumento para avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na análise estatística descritiva calcularam-se os escores médios dos indicadores de qualidade de vida e testes não-paramétricos foram empregados na análise associativa entre os indicadores de qualidade de vida e as variáveis sociodemográficas e laborais.

RESULTADOS: Entre os domínios de qualidade de vida, o psicológico foi o melhor valorado (66,01) e o ambiental apresentou o pior indicador (48,13). Na análise associativa, evidenciou-se que as variáveis sociodemográficas-laborais carga horária semanal de trabalho, tempo de serviço na instituição, número de filhos e categoria profissional associaram-se de maneira significativa com os escores de QV.

CONCLUSÕES: O trabalho de enfermagem pelo modo de organização peculiar da profissão, jornadas excessivas de trabalho e o trabalho prolongado em pronto-socorro estiveram associados a prejuízos em vários aspectos da qualidade de vida.

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000200003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr