Comparação entre autocuidado e estado menopausal em mulheres portadoras de Diabetes Mellitus tipo II

Ronilson Ferreira Freitas, Débora Ribeiro Vieira, Tahiana Ferreira Freitas, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Betânia Maria Araújo Passos, Josiane Santos Brant Rocha

Resumo


OBJETIVO: Comparar as variáveis de autocuidado com o estado menopausal de mulheres climatéricas portadoras de Diabetes Mellitus Tipo II.

MÉTODOS: Estudo transversal e quantitativo, composto por mulheres climatéricas portadoras de Diabetes Mellitus Tipo II, com idade entre 40 e 65 anos, residentes na área urbana de Montes Claros-MG atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde. A amostra foi composta por 96 mulheres. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários sociodemográfico, clínico e de autocuidado e avaliação antropométrica. Para caracterizar o universo amostral pesquisado foi utilizada a análise descritiva com média e desvio padrão. Para averiguar a existência de associação entre as variáveis categóricas foi utilizado o teste Chi-Square. Em seguida, foi verificada a alocação de associação entre categorias através dos resíduos ajustados, e considerado como nível de significância o valor de p<0,05.

RESULTADOS: Houve prevalência de mulheres com faixa etária entre 59 a 65 anos (56,3%), da raça parda (49,0%), com menos de 5 anos completos de estudo (47,9%), que não exercem atividade remunerada (77,1%), com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (53,1%) e com companheiro fixo (65,6%). Quanto à prática de atividade física e tabagismo, 54,2% das mulheres não praticam e 83,3% não são fumantes. Quando analisado o perfil ginecológico, houve um maior número de mulheres pós-menopausadas (68,8%), cuja menopausa ocorreu de forma natural (83,3%), o sintoma prevalente da menopausa foram os fogachos, a maioria das mulheres responderam ter tido três ou mais partos (67,7%) e 50,0% responderam praticar relações sexuais. Na comparação do autocuidado com estado menopausal, houve efeito significante no item avaliou ‘açúcar no sangue’, ‘uso de medicamentos regularmente’, ‘toma número indicado de comprimidos de diabetes’ e ‘examinou os pés’, destacando a maior adesão por parte das mulheres pós-menopáusicas.

CONCLUSÕES: As mulheres pós-menopausadas possuem nível de autocuidado maiores quando comparado com as mulheres na pré e na perimenopausa.

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000200002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr