Comparação do autocuidado em mulheres pré e pós-menopausadas portadoras de Diabetes Mellitus Tipo II

Guilherme Veloso Gomes, Débora Ribeiro Vieira, Alana Andrade Gomes, Natália Borges Maia, Ana Paula Morais Correa, Ronilson Ferreira Freitas, Josiane Santos Brant Rocha

Resumo


OBJETIVO: Comparar o comportamento de autocuidado em mulheres pré e pós-menopausadas diagnosticadas com Diabetes Mellitus Tipo II.

MÉTODOS: Estudo transversal e quantitativo, composto por mulheres climatéricas portadoras de Diabetes Mellitus Tipo II, com idade entre 40 e 65 anos, residentes na área urbana de Montes Claros/MG atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde. A amostra correspondeu a 168 mulheres, que concordaram em participar do estudo, através de questionário sociodemográfico, clínico e de autocuidado e avaliação antropométrica, por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

RESULTADOS: A maioria das mulheres pesquisadas não exercem atividade remunerada (69,7%) e 68,4% das mulheres da amostra possuem companheiro fixo. Houve prevalência de hipertensas (61,9%), 71,5% não apresentavam doenças prévias e a maioria era não tabagista (82,7%). Na avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), 40,0% estavam com sobrepeso e 26,1% estavam obesas. Em relação à Circunferência Abdominal (CA), 47,7% estavam com medidas superiores a 88 cm. Na comparação do autocuidado com estado menopausal, houve efeito significante no item alimentação saudável, uso de medicamentos e cuidado com os pés, destacando a maior adesão por parte das mulheres pós-menopáusicas.

CONCLUSÕES: As mulheres pré e pós-menopausadas no geral possuem o mesmo nível de autocuidado, porém, isoladamente, o grupo de mulheres pós-menopáusicas se sobressai quanto ao autocuidado em determinadas variáveis. Por conta dos resultados inferiores ao desejável, é imprescindível que sejam estudados novos métodos e ações para o incentivo à prática do autocuidado buscando a melhoria do comportamento das mulheres frente a essa patologia.

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000100007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr