Revisão da literatura sobre o estilo de vida de estudantes universitários

Bruno José de Queiroz Brito, Alex Pinheiro Gordia, Teresa Maria Bianchini de Quadros

Resumo


OBJETIVO: O presente artigo teve como objetivo revisar a literatura referente ao estilo de vida (EV), em especial sobre suas definições, instrumentos de avaliação, bem como, apresentar achados de estudos nacionais e internacionais sobre o EV de estudantes universitários.

MÉTODOS: Foi realizada uma busca de trabalhos em bases de dados eletrônicas (PUBMED, LILACS, SCIELO) e no site de busca Google Acadêmico, utilizando descritores acerca do tema em português, inglês e espanhol.

RESULTADOS: No que se refere à definição do EV, embora o conceito desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) seja bastante aceito, ainda não há um consenso na literatura sobre qual definição melhor o representa. Quanto à avaliação do EV, constatou-se aumento considerável nos últimos anos na quantidade de instrumentos, bem como, observou-se que estes instrumentos estão sendo desenvolvidos, traduzidos e validados em diversos países. No que se refere ao EV de estudantes universitários, embora haja relevantes diferenças regionais, notou-se que em grande parte dos estudos os resultados foram preocupantes, pois indicaram adesão a um EV pouco saudável, com elevado consumo de álcool e tabaco, baixo nível de atividade física e hábitos alimentares inadequados.

CONCLUSÕES: Os achados do presente estudo indicaram relevante avanço do conhecimento sobre o EV durante os últimos anos. Contudo, grande parte dos estudantes universitários tem adotado um EV pouco saudável. Neste sentido, observa-se a necessidade da elaboração e implantação de políticas públicas de promoção da saúde dentro da própria Universidade, com vistas à melhoria da saúde e da qualidade de vida dos estudantes universitários.

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000200001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr