Comparação dos perfis lipídico, glicêmico, pressórico e antropométrico com valores de referência estabelecidos de idosos participantes de programa de exercício físico
Resumo
OBJETIVO: Comparar os perfis lipídico, glicêmico, pressórico e antropométrico de idosos participantes de um programa de exercícios físicos com seus respectivos valores de referência.
MÉTODOS: Foram selecionadas 22 idosas ativas (60,6±8,6 anos; 76,8±20,1 kg; 152±6,4 cm; 33,2±9,2 kg/m²). O protocolo de exercícios, com duração de seis meses, incluía sessões bissemanais de uma hora, divididas em aquecimento, circuito de exercícios e relaxamento, com intensidade de 6 a 7 numa escala de 0 a 10. Avaliaram-se antropometria, pressão arterial e exames bioquímicos. Utilizaram-se os testes Kolmogorov-Smirnov e T de Student, cálculos de média e desvio padrão, além da correlação de Pearson. Adotou-se nível de significância de 5%.
RESULTADOS: O estudo mostrou que colesterol total, HDL, LDL e glicose estavam dentro dos padrões de referência (p>0,05). Triglicerídeos, pressão arterial sistólica e diastólica foram inferiores (p<0,05) aos padrões, enquanto o IMC foi superior (p<0,05). Houve correlação positiva entre LDL e colesterol total (r=0,873), IMC e HDL (r=0,472), além de correlação inversa entre baixos níveis de LDL e altos de HDL (r=-0,663). A pressão arterial sistólica e diastólica também apresentaram correlação positiva (r=0,606).
CONCLUSÕES: O exercício regular mantém os parâmetros bioquímicos dentro dos intervalos de referência, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Apesar da conformidade com os padrões de referência para colesterol total, HDL, LDL e glicose, há diminuição significativa nos triglicerídeos e na pressão arterial, além do aumento no índice de massa corporal. As correlações entre esses indicadores destacam a importância de cuidados cardiovasculares personalizados para idosos ativos.Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v16n0.18139
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.