Comparação dos perfis lipídico, glicêmico, pressórico e antropométrico com valores de referência estabelecidos de idosos participantes de programa de exercício físico

Helena Oles, Isabela Alves Barbosa, Letícia Marques Sabóia, Daniel Teixeira Gomes, Elizabeth Landim Gomes Siqueira, Heloisa Landim Gomes, Anderson Pontes Morales

Resumo


OBJETIVO: Comparar os perfis lipídico, glicêmico, pressórico e antropométrico de idosos participantes de um programa de exercícios físicos com seus respectivos valores de referência.

MÉTODOS: Foram selecionadas 22 idosas ativas (60,6±8,6 anos; 76,8±20,1 kg; 152±6,4 cm; 33,2±9,2 kg/m²). O protocolo de exercícios, com duração de seis meses, incluía sessões bissemanais de uma hora, divididas em aquecimento, circuito de exercícios e relaxamento, com intensidade de 6 a 7 numa escala de 0 a 10. Avaliaram-se antropometria, pressão arterial e exames bioquímicos. Utilizaram-se os testes Kolmogorov-Smirnov e T de Student, cálculos de média e desvio padrão, além da correlação de Pearson. Adotou-se nível de significância de 5%.

RESULTADOS: O estudo mostrou que colesterol total, HDL, LDL e glicose estavam dentro dos padrões de referência (p>0,05). Triglicerídeos, pressão arterial sistólica e diastólica foram inferiores (p<0,05) aos padrões, enquanto o IMC foi superior (p<0,05). Houve correlação positiva entre LDL e colesterol total (r=0,873), IMC e HDL (r=0,472), além de correlação inversa entre baixos níveis de LDL e altos de HDL (r=-0,663). A pressão arterial sistólica e diastólica também apresentaram correlação positiva (r=0,606).

CONCLUSÕES: O exercício regular mantém os parâmetros bioquímicos dentro dos intervalos de referência, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Apesar da conformidade com os padrões de referência para colesterol total, HDL, LDL e glicose, há diminuição significativa nos triglicerídeos e na pressão arterial, além do aumento no índice de massa corporal. As correlações entre esses indicadores destacam a importância de cuidados cardiovasculares personalizados para idosos ativos.

Palavras-chave


Exercício físico; doenças cardiovasculares; idoso; saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v16n0.18139

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr