Variabilidade da frequência cardíaca e desempenho de AVDs de idosos treinados e sedentários

Lidiane França, Tairine Sanches, Tania Regina, Fabricio Madureira, Emilson Colantonio, Felipe Bartoloto, Claudio Scorcine

Resumo


OBJETIVO: Avaliar grupos de idosos que praticam musculação, hidroginástica e sedentários no desempenho de atividades de vida diária (AVDs) e índices de variabilidade da frequência cardíaca (VFC).

MÉTODOS: Foram avaliados 60 idosos separados em três grupos distintos (G1 - praticantes de musculação; G2 – praticantes de hidroginástica; G3 – sedentários). Foi avaliada a VFC em repouso durante cinco minutos antes dos exercícios propostos. Testes físicos propostos: 800m de corrida ou caminhada, levantar da cadeira e se locomover, levantar do solo, subir e descer 15 degraus e calçar meias.

RESULTADOS: No desempenho de AVDs, o G1 apresentou resultados superiores aos demais grupos para o teste de 800m de caminhada, para os testes de subir e descer escadas, levantar da cadeira e se deslocar e levantar do solo; o G1 apresentou resultados superiores ao G3 para o teste de calçar meias. Para as comparações entre o G2 e G3 não foi possível observar diferenças significativas. Para os índices de VFC não foi possível observar diferenças significantes entre os grupos.

CONCLUSÃO: O grupo praticante de musculação demonstrou resultados superiores na maior parte dos testes quando comparado ao grupo sedentário. Para os testes de VFC não foram encontradas diferenças significantes para nenhum dos grupos.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000100001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr