Saúde física e atividades de vida diária no perfil do idoso de Prudentópolis-PR

Célia Kozak, Eliane Cristina Pereira, Silvio César Machado, Luziane Vanessa Demczuk Hladki, Emídio Antonio Rudka

Resumo


OBJETIVO: Verificar os indicadores de Saúde Física, Atividades de Vida Diária (AVDs) e o grau de insatisfação com a vida manifesto pelos idosos no Perfil do Idoso do Município de Prudentópolis-PR.

MÉTODOS: Tratou-se de uma pesquisa epidemiológica do tipo observacional, descritiva, de prevalência e prospectiva. A amostra aleatória simples constitui-se de 375 idosos. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário Brazil Old Age Schedule (BOAS) (VERAS, 2008), que foi seccionado para este estudo, apresentando informações gerais, saúde física, AVDs e grau de insatisfaçãocom a vida. Os resultados foram analisados descritiva e quantitativamente, considerando a prevalência dos dados.

RESULTADOS: Encontrou-se predomínio da faixa etária entre 60 e 69 anos e do sexo feminino. As doenças prevalentes são as cardiovasculares, músculo-esqueléticas e gastrointestinais, sendo que os idosos acometidos afirmam que o estado de saúde atrapalha as atividades e afazeres. A maioria dos idosos refere ter um bom estado de saúde, e realizam as AVDs investigadas, sendo que foram classificados na maioria como totalmente independentes. Observou-se que quanto maior a idade menor o grau de independência. Quanto à investigação da insatisfação com a vida, esta está relacionada à saúde, aos fatores econômicos e ao tranporte.

CONCLUSÕES: Apesar de doenças interferentes nas atividades e afazeres, a amostra estudada considera a condição de saúde boa, conseguindo realizar as AVDs e sendo totalmente independentes. A insatisfação com a vida relacionou-se à saúde, aos fatores econômicos e ao tranporte.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582014000100003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr