Programa de fisioterapia geriátrica como promotor de saúde e qualidade de vida

Gercelina Chagas Moura Vieira, Renata dos Santos Vasconcelos, Renata Gomes Chaves, Maria de Fátima Arcanjo da Ponte Moreira, Marineide Meireles Nogueira, Teresa Maria da Silva Câmara, Vasco Pinheiro Diógenes Bastos

Resumo


OBJETIVO: Identificar os benefícios de um programa de fisioterapia geriátrica na promoção de saúde e na qualidade de vida de idosos.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e longitudinal. A amostra do estudo foi composta por 12 idosos participantes de um programa de reabilitação em um período superior a três meses. Utilizou-se um questionário de avaliação elaborado pelo pesquisador e a escala de Atividade da Vida Diária (AVD) aplicado de forma individual, constando de perguntas objetivas e subjetivas a cerca de identificação, aspectos gerais, atividades da vida diária e do programa de fisioterapia. As variáveis analisadas foram: perfil epidemiológico, qualidade de vida, patologias, nível de saúde, relação entre o uso de fármacos e o tempo no programa.

RESULTADOS: O perfil epidemiológico apontou que a população investigada é composta em sua maioria de idosos (66,6% - n=8) do sexo feminino, 50% (n=6) eram casados e que 100% (n=12) faziam uso de mais de um tipo de medicamento e apresentaram patologias associadas ao envelhecimento, além de algumas limitações nas atividades de vida diária. Após a entrada no programa de fisioterapia geriátrica, 41,6% (n=5) da amostra deixaram de fazer uso de medicamentos.

CONCLUSÕES: Após a entrada no programa, observou-se melhora nas funções vitais, maior adesão na realização de exercícios físicos regulares e diminuição no uso de medicamentos, com repercussão direta na autoestima e na qualidade de vida. Portanto, pôde-se observar a importância da fisioterapia para a prevenção e manutenção das AVDs, bem como para a melhoria da qualidade de vida.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000400005

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr