A qualidade de vida e os níveis de atividade física de policiais militares de Alagoas, Brasil

Danilo dos Santos Calheiros, Jorge Lopes Cavalcante Neto, David dos Santos Calheiros

Resumo


OBJETIVO: Investigar a qualidade de vida e os níveis de atividade física de policiais militares do Estado de Alagoas.

MÉTODOS: Realizou-se um estudo descritivo, amostra de 37 policiais militares, do sexo masculino, da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alagoas. Os dados de qualidade de vida foram coletados através do Questionário da Organização Mundial de Saúde sobre qualidade de vida – versão curta (WHOQOL-bref), os níveis de atividade física através do Questionário da Organização Mundial de Saúde sobre Atividade Física – versão curta (IPAQ-curto) e os dados sociodemográficos e ocupacionais por meio de um questionário elaborado para o estudo. Utilizou-se estatística descritiva, Odds Ratio (OR) bruto e ajustado com Intervalo de Confiança (IC) de 95%.

RESULTADOS: O escore geral da qualidade de vida dos militares foi 55,09 (±12,68). Dentre os domínios do WHOQOL-bref, o maior e o menor escore foram observados, respectivamente, no Domínio Social (63,51±16,23) e Domínio Ambiental (32,62±17,81). Em relação aos níveis de atividade física, a classificação predominante esteve no grupo Irregularmente Ativo (59,4%). A maioria dos militares revelou fazer uso elevado de álcool e outras drogas (59,5%) e que sua vida profissional afeta sua vida pessoal (81,1%). Após ajuste, verificou-se que trabalhar em menos de dois locais é um fator de proteção para os militares manterem-se mais ativos fisicamente (OR=0,146; IC: 95%=0,022-0,970).

CONCLUSÕES: A percepção regular da qualidade de vida e o baixo nível de atividade física relatados no estudo podem ser explicados pela elevada jornada de trabalho, baixa remuneração e insatisfação com a profissão. Recomenda-se o incentivo de programas específicos para a melhoria da saúde e qualidade de vida do militar, como atendimento psicossocial e programas de condicionamento físico na instituição militar, visando a melhor realização das atividades requeridas no exercício de sua função.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000300007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr