Aspectos Alimentares em Idosos com diferentes condições dentárias

Karen Ullmann, Jair Mendes Marques, Rosane Sampaio Santos, Kelly Cristina Alves Silvério, Eliane Cristina Pereira, Ana Paula Dassie-Leite

Resumo


OBJETIVO: Investigar a alimentação de idosos com diferentes condições dentárias.

MÉTODOS: Estudo observacional, transversal e descritivo, com 56 idosos (60 a 85 anos), residentes na Região Centro Sul do Estado do Paraná. Os idosos foram divididos em quatro grupos de acordo com o seu estado dentário sendo: idosos com uso de prótese total (G1), uso de prótese parcial (G2), dentição natural (G3) e edentado total (G4). O estado nutricional dos idosos foi determinado através da avaliação antropométrica e da avaliação da ingestão dietética usando o método recordatório 24 horas, com utilização do índice de alimentação saudável adaptado (IASad).

RESULTADOS: Os idosos do G4 (46,7%) apresentaram baixo peso e valores para Circunferência da Cintura (CC) e Relação Cintura Quadril (RCQ) dentro da normalidade. O G1 (68,8%) e G3 (66,7%) apresentaram sobrepeso e aumento da CC e RCQ. O G2 (50%) mostrou-se eutrófico, porém com aumento da CC e RCQ. De acordo com a classificação do IASad, os idosos do G4 tinham dieta de ‘má qualidade’ e G1, G2 e G3 tinham dieta ‘precisando de melhorias’. Idosos com dieta de ‘má qualidade’, relataram consumir alimentos na consistência pastosa, líquida, líquida engrossada. Já idosos com dieta ‘precisando de melhorias’ referiram consumo de alimentos em todas as consistências e apresentavam próteses dentárias firmes na cavidade oral, demonstrando a interferência da condição dentária na escolha dos alimentos.

CONCLUSÃO: O estado dentário possivelmente foi fator determinante para as escolhas alimentares, a qual refletiu na classificação do IASad e estado nutricional dos idosos.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000300006

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr