Baixa adesão como entrave em coletas de dados online para avaliação da qualidade de vida de estudantes de medicina
Resumo
OBJETIVO: Trata-se de um relato de pesquisa a fim de divulgar limitações na coleta de dados online para avaliação da qualidade de vida (QV) de estudantes de medicina.
MÉTODOS: Foi realizado estudo transversal, com estudantes de universidade pública do sul do Brasil, através de questionário online a respeito da QV. O questionário ficou disponível por quatro semanas no Portal do Aluno da instituição, com divulgação periódica nesse intervalo. Ao final, foi analisada a frequência de respostas e a representatividade da amostra.
RESULTADOS: O principal resultado foi a baixa adesão, comprometendo a representatividade da amostra. Das limitações explicativas e potenciais comparações com estudos presenciais, encontra-se a impessoalidade como grande desafio em coletas de dados online. Contudo, os achados a respeito da QV, como o comprometimento psicológico de estudantes e associações com variáveis de renda, sexo e satisfação com o curso, são consistentes com a literatura.
CONCLUSÕES: Devido às características da população-alvo e dos métodos de coleta de dados utilizados, constatou-se que a abordagem online apresenta menores taxas de adesão. Para questionários longos e com perguntas pessoais, o método é pouco satisfatório por diminuir a participação. No entanto, para populações distantes ou de difícil contato, o método online pode apresentar vantagem.Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v15n0.15677
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.