Qualidade de vida no trabalho em docentes da área de ciências humanas: um estudo descritivo
Resumo
OBJETIVO: Investigar a percepção de docentes da área das ciências humanas de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior do Rio Grande do Sul sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
MÉTODOS: Participaram desta pesquisa 45 docentes, de um universo de 75 professores, da área das ciências humanas (cursos de psicologia, filosofia, geografia, história, letras, pedagogia e serviço social), pertencentes a uma IES privada, situada no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através do instrumento de avaliação em QVT, o TQWL-42 e computados conforme ferramenta criada e disponibilizada pelo autor do instrumento. Para a análise dos dados utilizou-se a escala de classificação da QVT proposta por Timossi et al. (2009).
RESULTADOS: Os participantes possuem, em geral, um índice de satisfação de QVT considerado satisfatório, com tendência ao muito satisfatório. Nas esferas biológico-fisiológica, sociológica-relacional e econômico política, os professores mostram satisfação no trabalho. Nas esferas psicológico-comportamental e ambiental-relacional existe uma satisfação com tendência ao muito satisfatório.
CONCLUSÕES: Conclui-se que na IES pesquisada prevalecem indicadores positivos de satisfação da QVT. Esta satisfação pode estar relacionada às características culturais e de práticas de gestão, tais como: investimento no ambiente estrutural e físico, valorização do ensino, do professor e da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582013000300004
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.