Qualidade de vida dos graduandos de enfermagem e a relação entre os dados sociodemográficos

Camila Scarel Rosa, Grazielle Viola Arronqui, Rosely Erlach Goldman

Resumo


OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo conhecer a percepção de graduandos de enfermagem sobre sua qualidade de vida e correlacionar aos dados sociodemográficos.

MÉTODOS: Estudo transversal, exploratório, realizado na Escola Paulista de Enfermagem (EPE-UNIFESP). A amostra foi constituída por 185 graduandos. Os dados foram coletados com questionário contendo perguntas fechadas referentes às variáveis sociodemográficas e o instrumento genérico WHOQOL-bref para a qualidade de vida.

RESULTADOS: Os resultados demostram que os graduandos consideraram sua qualidade de vida boa. No domínio relações sociais há o maior escore médio, o menor foi obtido para o meio ambiente. Na correlação com variáveis sociodemográficas, a renda per capita familiar mensal, os contribuintes e dependentes da renda, o nível de apoio recebido para cursar enfermagem e a presença de crença se mostraram significantes na promoção da qualidade de vida.

CONCLUSÕES: Concluiu-se que variáveis sociodemográficas relacionadas ao aspecto financeiro, o nível de apoio recebido dos pais e amigos para cursar enfermagem e a religiosidade influenciaram o julgamento dos graduandos em relação à satisfação com as facetas avaliadas pelo WHOQOL-bref, contribuindo para obtenção de resultados elevados nos diferentes domínios.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000300010

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr