Qualidade de vida dos graduandos de enfermagem e a relação entre os dados sociodemográficos
Resumo
OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo conhecer a percepção de graduandos de enfermagem sobre sua qualidade de vida e correlacionar aos dados sociodemográficos.
MÉTODOS: Estudo transversal, exploratório, realizado na Escola Paulista de Enfermagem (EPE-UNIFESP). A amostra foi constituída por 185 graduandos. Os dados foram coletados com questionário contendo perguntas fechadas referentes às variáveis sociodemográficas e o instrumento genérico WHOQOL-bref para a qualidade de vida.
RESULTADOS: Os resultados demostram que os graduandos consideraram sua qualidade de vida boa. No domínio relações sociais há o maior escore médio, o menor foi obtido para o meio ambiente. Na correlação com variáveis sociodemográficas, a renda per capita familiar mensal, os contribuintes e dependentes da renda, o nível de apoio recebido para cursar enfermagem e a presença de crença se mostraram significantes na promoção da qualidade de vida.
CONCLUSÕES: Concluiu-se que variáveis sociodemográficas relacionadas ao aspecto financeiro, o nível de apoio recebido dos pais e amigos para cursar enfermagem e a religiosidade influenciaram o julgamento dos graduandos em relação à satisfação com as facetas avaliadas pelo WHOQOL-bref, contribuindo para obtenção de resultados elevados nos diferentes domínios.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582013000300010
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.