Saúde do trabalhador: experiências de universidades federais brasileiras

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Mônica Mota Tassigny

Resumo


OBJETIVO: Discutir ações e pesquisas de atenção à saúde do trabalhador realizadas nas Universidades Federais, observando-se o período compreendido entre 1988 e 2011.

MÉTODOS: Foram selecionados artigos, publicados entre os anos de 1988 a 2011, disponíveis nos bancos de dados Lilacs e Scielo, que preencheram os seguintes critérios: referência explícita à temática de Saúde do Trabalhador no título e/ou no resumo; artigos científicos completos; ações e pesquisas desenvolvidas nas Universidades Federais brasileiras, cujo público-alvo era constituído pelos trabalhadores que nelas atuavam. Foi realizada uma análise do conjunto de produções levantadas, tendo como referências as proposições do campo da Saúde do Trabalhador, bem como as concepções que permeiam a Política de Atenção a Saúde do Servidor (PASS).

RESULTADOS: Foram encontradas oito pesquisas que atenderam os seguintes critérios de inclusão: referência explícita à temática de Saúde do Trabalhador no título e/ou no resumo; artigos científicos completos; ações e pesquisas desenvolvidas nas Universidades Federais brasileiras, cujo público-alvo era constituído pelos trabalhadores que nelas atuavam.

CONCLUSÕES: As instituições federais de ensino superior desenvolvem ações para a saúde dos seus servidores, mas a ênfase ainda é dada a ações voltadas para o sujeito, em detrimento de uma análise do contexto de trabalho potencialmente adoecedor. Além disso, há um papel estratégico do setor responsável pela gestão de pessoas para a efetivação ações comprometida com a saúde integral dos trabalhadores.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000300008

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr