Análise diagnóstica da Qualidade de Vida no Trabalho em uma indústria de embalagens

Gabriela Mantovani Teixeira, Valdete Maria Ruiz

Resumo


OBJETIVO: Analisar o nível da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) na estrutura de uma organização industrial, relacionando-a com variáveis do contexto e com a percepção da QVT pelos seus colaboradores.

MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em uma indústria de embalagens de papelão, localizada no interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista com a gerente de Recursos Humanos, sessões de observação dos setores de trabalho e aplicação coletiva do questionário QWLQ-bref, em uma amostra correspondente a 50,0 % dos colaboradores dos setores administrativo e operacional, selecionados por acessibilidade. Foi utilizado o procedimento da análise de conteúdo nas entrevistas, registro cursivo das observações e cálculos de médias e percentuais dos 60 questionários considerados válidos (48,9% do universo da pesquisa), os quais foram classificados por níveis de satisfação com a QVT, segundo critérios dos autores do QWLQ-bref.

RESULTADOS: A entrevista indicou que a organização estava no nível Operacional da Gestão da QVT. Nas observações foram evidenciadas condições de desconforto ambiental e limitações na interação, comunicação e participação dos funcionários. No QWLQ-bref obteve-se média de 3,63 (72,6%) na avaliação da QVT como fator global. O domínio Físico/Saúde teve média 3,70 (74,0%), o domínio Psicológico 3,56 (71,2%), o domínio Pessoal 3,86 (77,2%) e o domínio Profissional 3,47 (69,4%). Todas as avaliações dos domínios da QVT pelos participantes foram consideradas satisfatórias.

CONCLUSÕES: A percepção da QVT dos colaboradores da indústria pesquisada é satisfatória e congruente com dados encontrados em estudos similares, embora o nível da Gestão da QVT tenha sido considerado menos positivo e algumas variáveis do contexto tenham se mostrado limitadoras. Os resultados obtidos reforçam a importância das avaliações pessoais dos colaboradores na análise diagnóstica da QVT e sugerem que estudos posteriores avancem nessa direção.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000300002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr