Saúde mental em estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19

Ana Clara Nobre Bessa, Ana Paula de Oliveira e Silva, Isabela Morais Machado Sales, Isabela Vieira Braga, Yasmin Oliveira Agapito Guedes, Mônica Thais Soares Macedo, Josiane Santos Brant Rocha

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a prevalência dos sintomas de estresse, de depressão e de ansiedade e os fatores associados em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) em universitários matriculados em instituições públicas e privadas do município de Montes Claros, Minas Gerais.

MÉTODOS: Pesquisa transversal, com amostra de universitários. Foram utilizados instrumentos abordando dados sociodemográficos, hábitos comportamentais, condições clinicas, escala de medo para COVID-19 e a Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão (DASS-21). A associação entre as variáveis estudadas e estresse, ansiedade e depressão foi verificada por análise bivariada seguida de regressão de Poisson, com variância robusta.

RESULTADOS: A prevalência de estresse, ansiedade e depressão durante o período de isolamento social na população estudada foi de 48,3%, 38,4% e 46%, respectivamente, em 857 universitários. Entre os universitários, ser do sexo feminino, estar vinculado à instituição pública, a família ter perdido renda durante o período de isolamento social, estar com índice de massa corporal (IMC) alterado, não praticar atividade física durante o isolamento social e o coração manter acelerado quando pensa em contaminar por COVID-19 apresentou associação com o estresse, a ansiedade e a depressão ansiedade.

CONCLUSÕES: A prevalência de estresse, de depressão e de ansiedade em universitários matriculados nas instituições públicas e privadas de Montes Claros, Minas Gerais, durante a pandemia do novo coronavírus é elevada.

Palavras-chave


Saúde mental; COVID-19; universitários.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14996

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr