Correlação entre a resistência cardiorrespiratória e a qualidade de vida em indivíduos com sintomas crônicos da infecção pelo vírus Chikungunya

Joanna Beatriz de Oliveira Silva, Luciano da Silva Medeiros Júnior, Vitória Fernanda de Sales Tavares, Ana Lisa do Vale Gomes

Resumo


OBJETIVO: Correlacionar a resistência cardiorrespiratória com a qualidade de vida, nos domínios vitalidade e capacidade funcional, de indivíduos que apresentam sintomatologia crônica do CHIKV.

MÉTODOS: O presente estudo contou com uma amostra de 14 indivíduos participantes do projeto Perfil epidemiológico e implicações na qualidade de vida de pacientes com infecção crônica pelo vírus Chikungunya. Os instrumentos e procedimentos utilizados para a coleta de dados foram: anamnese e questionário sociodemográfico; análise sorológica; levantamento de dados antroprométricos; teste de caminhada de 6 minutos; e o questionário Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Healthy Survey (SF-36). Para a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for Social Sciences e teste de correlação de Pearson.

RESULTADOS: Foi constatada correlação fortemente positiva entre resistência cardiorrespiratória e vitalidade. A correlação entre resistência cardiorrespiratória e capacidade funcional e vitalidade e capacidade funcional foi moderadamente positiva.

CONCLUSÕES: O exercício físico pode ser utilizado com estratégia não-farmacológica para diminuir as sequelas causadas pelo CHIKV e, assim, melhorar a qualidade de vida do indivíduo infectado.


Palavras-chave


Febre de Chikungunya; aptidão física; qualidade de vida; exercício físico.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14774

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr