Correlação entre a resistência cardiorrespiratória e a qualidade de vida em indivíduos com sintomas crônicos da infecção pelo vírus Chikungunya
Resumo
OBJETIVO: Correlacionar a resistência cardiorrespiratória com a qualidade de vida, nos domínios vitalidade e capacidade funcional, de indivíduos que apresentam sintomatologia crônica do CHIKV.
MÉTODOS: O presente estudo contou com uma amostra de 14 indivíduos participantes do projeto Perfil epidemiológico e implicações na qualidade de vida de pacientes com infecção crônica pelo vírus Chikungunya. Os instrumentos e procedimentos utilizados para a coleta de dados foram: anamnese e questionário sociodemográfico; análise sorológica; levantamento de dados antroprométricos; teste de caminhada de 6 minutos; e o questionário Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Healthy Survey (SF-36). Para a análise dos dados foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for Social Sciences e teste de correlação de Pearson.
RESULTADOS: Foi constatada correlação fortemente positiva entre resistência cardiorrespiratória e vitalidade. A correlação entre resistência cardiorrespiratória e capacidade funcional e vitalidade e capacidade funcional foi moderadamente positiva.
CONCLUSÕES: O exercício físico pode ser utilizado com estratégia não-farmacológica para diminuir as sequelas causadas pelo CHIKV e, assim, melhorar a qualidade de vida do indivíduo infectado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14774
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.