Qualidade de vida, atividade física e sono em docentes das redes estadual e federal de ensino

Lidiane Wanzeler Araujo, Guilherme Umemura, Marco Aurélio Oliveira

Resumo


OBJETIVO: Avaliar o histórico laboral e as variáveis relacionadas à saúde, à qualidade de vida, à atividade física e ao sono, entre dois grupos de docentes da rede estadual e federal de ensino.

MÉTODOS: Foram avaliados docentes de duas instituições divididos em dois grupos: rede federal (GRF; n=35) e estadual (GRE; n=18). Os participantes foram inqueridos pelos questionários: histórico laboral, IPAQ, SF-36 e MCTQ. Foram utilizados testes para análises de amostras independentes, correlação de Spearman e ANOVA.

RESULTADOS: Embora não haja diferenças no tempo e no nível de atividade, sendo baixa para ambos, o GRF permanece mais tempo sentado durante a semana (p<0,001) e finais de semana (p=0,007). Foram observadas diferenças no domínio Saúde mental, com maior pontuação para o GRE (p=0,024). Em relação ao sono, o GRE não apresenta diferenças no horário de ir para a cama entre dias da semana e finais de semana (p=0,132) enquanto o GRF costuma dormir mais
tarde nos finais de semana (p=0,003). O horário de acordar é mais tardio no GRF durante a semana (p=0,002) e finais de semana (p=0,030). O GRF apresenta maior duração de sono durante a semana se comparado ao GRE (p=0,020), essa duração está associada com a hora de acordar dos sujeitos nestes dias (p=0,001). Graves distúrbios do sono não foram observados.

CONCLUSÕES: Tanto docentes do GRE como do GRF apresentam baixa atividade física e semelhante qualidade de vida, apesar da qualidade de vida ser menor em todos os componentes avaliados no GRF, com significância estatística no item Saúde mental. Diferenças acentuadas foram identificadas na estrutura do sono. 


Palavras-chave


physical activity; quality of life; sleep.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14723

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr