Os estudos de Walton, Hackman e Oldham, Huse e Cummings, Lippitt, Westley, Werther e Davis, Nadler e Lawler são clássicos?

Luís Eduardo Pilatti, Claudia Tania Picinin, Caroline Lievore Helmann, Celso Bilynkievycz dos Santos

Resumo


OBJETIVO: Discutir a condição de clássico atribuída para os estudos de Walton, Hackman e Oldham, Huse e Cummings, Lippitt, Westley, Werther e Davis e Nadler e Lawler no meio acadêmico brasileiro.

MÉTODOS: A presente nota de pesquisa caracteriza-se como um ensaio acadêmico. O ensaio permite a discussão do tema e a exposição das ideias e dos pontos de vista dos autores sustentado em pesquisa referencial.

RESULTADOS: Apesar do reconhecimento real do seu valor, o estudo de Walton não é um clássico no sentido conferido pela literatura científica ao termo. O alcance dos estudos de Hackman e Oldham, Huse e Cummings, Lippitt, Westley, Werther e Davis e Nadler e Lawler apresentam indicadores bastante inferiores aos de Walton.

CONCLUSÕES: A condição de clássico atribuída no meio acadêmico brasileiro para um conjunto de trabalhos que tematizam a qualidade de vida no trabalho, desenvolvidos nos Estados Unidos das décadas de 1970 e 1980, é equivocada.


Palavras-chave


Qualidade de vida no trabalho; Clássico; Richard I. Walton.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.14698

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr