Correlação entre nível de renda e os domínios da qualidade de vida de população universitária brasileira

Erika da Silva Maciel, Roberto Vilarta, Julia Santos Vasconcelos, Dênis Marcelo Modeneze, Jaqueline Girnos Sonati, Guanis de Barros Vilela, Marília Oetterer

Resumo


OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo avaliar a associação entre renda e os domínios da qualidade de vida de uma amostra da comunidade universitária do Brasil.

MÉTODOS: A amostra constou de 1966 sujeitos da comunidade universitária da Universidade Estadual de São Paulo (USP). A coleta de dados foi realizada por meio da internet. A avaliação da qualidade de vida deu-se pela aplicação do instrumento WHOQOL-bref (OMS), composto de 26 questões, sendo 24 questões distribuídas em 4 domínios - físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente - e duas questões que avaliam a qualidade de vida geral. Para a classificação do nível de renda foi considerado a renda familiar em salários mínimos (SM) por níveis de até 1 SM, entre 2 e 3 SM, entre 4 e 6 SM, entre 7 e 9 SM, e mais que 10 SM. Foi realizada a análise descritiva dos dados, teste de aderência a distribuição normal e, posteriormente, o teste de coeficiente de correlação de Spearman foi aplicado para identificar possíveis associações entre renda e domínios da qualidade de vida.

RESULTADOS: Os resultados de qualidade de vida indicaram maior valor médio no domínio físico e menor valor médio no domínio meio ambiente. Já os dados sobre a renda indicaram prevalência de pessoas que recebem mais que 10 SM (40,5 %). O resultado indicou correlação entre renda e o domínio meio ambiente.

CONCLUSÕES: O presente estudo permite concluir que o domínio do meio ambiente apresenta associação com a renda, impactando a qualidade de vida da amostra estudada.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000100006

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr