A vivência psicossocial da hemofilia: características populacionais que afetam a qualidade de vida

Andressa Simone de Carvalho, Ana Carolina de Oliveira Queiroz, Bruna Fontanelli Grigolli, Fernanda Saviani Zeoti

Resumo


OBJETIVO: Identificar os fatores que influenciam a qualidade de vida de homens jovens com hemofilia acompanhados pelo Hemocentro Regional de Ribeirão Preto.

MÉTODOS: Este estudo, quantitativo e exploratório, teve sua coleta de dados realizada no Hemocentro Regional de Ribeirão Preto, sendo sua amostra composta por 30 homens com hemofilia, de 18 a 35 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram: uma ficha de Identificação e os questionários World Health Organization Quality of Life em sua forma abreviada (WHOQOL-Bref) e Haemophilia Quality of Life Questionnaire for Adults (Haem-A-QoL). Os resultados foram examinados estatisticamente a partir de análises descritivas, além de realizar correlações pelo Coeficiente de Pearson (r) e pela técnica dos quadrantes.

RESULTADOS: A maioria dos participantes estava solteiro, não tinha filhos, trabalhava, apresentava histórico de hemofilia na família, com tipo de hemofilia A e grave, realizava autoinfusão e tratamento profilático. O domínio físico apresentou menor escore em ambos os questionários e os fatores de maior influência na qualidade de vida foram a renda familiar e a escolaridade.

CONCLUSÕES: A desigualdade social é o importante marcador que influencia a percepção da qualidade de vida de homens jovens hemofílicos de Ribeirão Preto.

 


Palavras-chave


Hemofilia A; qualidade de vida; fatores socioeconômicos; impacto psicossocial; promoção da saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.14378

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr