Impacto do uso de próteses dentárias totais na qualidade de vida de idosos

Magáli Beck Guimarães, Fabiane Rios Rocha, Rodrigo Salbego Bueno, Micéli Beck Guimarães Blaya, Luciana Mayumi Hirakata

Resumo


OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo avaliar as dimensões psicológicas, físicas e sociais do impacto do uso de próteses dentárias totais na qualidade de vida de idosos.

MÉTODOS: A amostra consistiu de 50 pacientes usuários de prótese total, com idade acima de 60 anos, moradores da cidade de Santa Maria - RS, Brasil. A contribuição dos pacientes deu-se através do preenchimento do Oral Health Impact Profile contendo 14 questões (OHIP-14 – versão na língua protuguesa), o qual investiga sete dimensões relacionadas ao impacto da condição de saúde bucal na qualidade de vida: limitação funcional, dor física, desconforto psicológico, inabilidade física, inabilidade psicológica, inabilidade social e incapacidade. Para cada uma das 14 questões foi utilizada uma escala de 5 pontos, onde a resposta determina o escore de cada questão – quanto mais alto o valor gerado, maior o impacto do aspecto questionado. Os dados coletados foram analisados através de estatística descritiva e comparados através do teste de Mann-Whitney (α=0.05).

RESULTADOS: Observou-se que dor física é o aspecto relacionado ao uso de próteses totais que teve estatisticamente maior impacto na qualidade de vida de idosos, enquanto a inabilidade social e a incapacidade tiveram estatisticamente menor influência.

CONCLUSÕES: Conclui-se que o uso de próteses totais tem influência na qualidade de vida de idosos.

 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S2175-08582013000100004

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr