Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória
Resumo
OBJETIVO: O objetivo deste artigo é identificar os aspectos mais críticos em termos de QVT em uma universidade estadual, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos.
MÉTODOS: A amostra foi composta por 64 servidores técnico-administrativos da IES. A QVT foi avaliada por meio de dois questionários propostos por Freitas e Souza (2009). O perfil dos respondentes foi caracterizado por meio do emprego de estatística descritiva composta por frequência e média. A Análise dos Quartis foi utilizada para determinar os itens mais críticos. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item.
RESULTADOS: Os resultados indicaram que os aspectos mais críticos em termos de QVT estão relacionados ao salário recebido, às oportunidades de carreira e às condições do ambiente de trabalho.
CONCLUSÕES: Política salarial, condições do ambiente de trabalho e planos de carreira devem ser revistos para que haja melhoria da QVT na universidade.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582013000200001
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.