Qualidade de Vida no Trabalho do técnico-administrativo em IES públicas: uma análise exploratória

André Luís Policani Freitas, Rennata Guarino Bastos de Souza, Heitor Luiz Murat de Meirelles Quintella

Resumo


OBJETIVO: O objetivo deste artigo é identificar os aspectos mais críticos em termos de QVT em uma universidade estadual, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos.

MÉTODOS: A amostra foi composta por 64 servidores técnico-administrativos da IES. A QVT foi avaliada por meio de dois questionários propostos por Freitas e Souza (2009). O perfil dos respondentes foi caracterizado por meio do emprego de estatística descritiva composta por frequência e média. A Análise dos Quartis foi utilizada para determinar os itens mais críticos. Categorias e limites foram utilizados para classificar a QVT à luz de cada item.

RESULTADOS: Os resultados indicaram que os aspectos mais críticos em termos de QVT estão relacionados ao salário recebido, às oportunidades de carreira e às condições do ambiente de trabalho.

CONCLUSÕES: Política salarial, condições do ambiente de trabalho e planos de carreira devem ser revistos para que haja melhoria da QVT na universidade.


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DOI: 10.3895/S2175-08582013000200001

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