Avaliação de impacto do projeto esporte cidadão da cidade de Indaiatuba/SP sobre o estado nutricional e a qualidade de vida de seus participantes

Jemima Giron, Denise Cavallini Cyrillo

Resumo


OBJETIVO: Avaliar o impacto do Projeto Esporte Cidadão (PEC) sobre o estado nutricional e a qualidade de vida de seus participantes.  

MÉTODOS: Estudo longitudinal (2018-2019), com dois grupos, Grupo Caso e Grupo Controle, e duas variáveis de desfecho, estado nutricional (medidas antropométricas) e qualidade de vida (Escala Multidimensional de Satisfação com a Vida Infantil). Para a avaliação foi utilizado o método econométrico de diferenças em diferenças.

RESULTADOS: Foram avaliadas 30 crianças no Grupo Caso (média de 9,6 anos, DP±1,10 anos, sendo 53,33% meninos) e 41 crianças do Grupo Controle (média 8,9 anos, DP±0,77 anos, sendo 36,34% meninos). A estimação dos modelos mostrou que a participação no PEC não impactou nem no estado nutricional nem na qualidade de vida das crianças participantes, apenas o tamanho da família mostrou influência positiva estatisticamente significante sobre o estado nutricional e a idade da criança sobre a qualidade de vida mostrou uma relação negativa.

CONCLUSÕES: Os resultados contrapõem os achados que apontam correlação estaticamente significativa entre atividade física, estado nutricional e qualidade de vida. Não foi possível constatar impacto do PEC sobre o estado nutricional e a qualidade de vida. Um fator que pode explicar a ausência de impacto positivo está relacionado à frequência efetiva de crianças no projeto, aspecto que não foi possível controlar.


Palavras-chave


Avaliação de impacto; qualidade de vida; bem-estar subjetivo; estado nutricional; atividade física.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.13246

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr