Desenvolvimento neuropsicomotor, rotina domiciliar e qualidade de vida de crianças de 5-6 anos que frequentam uma escola do campo no município de Campo Largo/PR

Michel Willian dos Santos Dias, Tainá Ribas Mélo

Resumo


OBJETIVO: Verificar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças do campo em idade pré-escolar de maneira a relacionar os resultados com sua rotina domiciliar e qualidade de vida.

MÉTODOS: Participaram do estudo 27 crianças, com idade de cinco e seis anos, alunos de uma escola pública do campo, na região metropolitana de Curitiba/PR. O DNPM foi verificado por meio do Teste de Denver II. Aspectos da rotina domiciliar, incluindo atividades e estímulos recebidos foram analisados a partir do relato dos pais em formulário. Para avaliação da qualidade de vida, foi aplicado o questionário Pediatric Quality of Life Inventory – Generic Core Scales (PedsQL® 4.0), no formato entrevista com a criança. Na análise foram verificadas as diferenças na distribuição entre variáveis pelos testes qui-quadrado e Mann-Whitney.

RESULTADOS: Das crianças, 74,1% apresentaram resultado suspeito para atraso no DNPM, mas não houve relação significativa entre o desempenho no teste com os aspectos da rotina domiciliar verificados. As crianças com desempenho típico, alcançaram melhores escores de qualidade de vida, com diferença significativa na dimensão capacidade física do PedsQL® (p=0,041).

CONCLUSÕES: Embora o brincar e a participação dos pais nessa atividade estejam presentes na rotina, isso não garantiu que a maioria das crianças apresentasse desempenho típico no teste de DNPM. Os escores de qualidade de vida dos participantes desse estudo foram influenciados pelo seu nível de DNPM.


Palavras-chave


Desenvolvimento infantil; Qualidade de vida; População rural.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.12741

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr