Fadiga por compaixão e saúde mental de profissionais em ambiente hospitalar

Danilo Leão Ribeiro, Randolfo dos Santos Junior, Maria Luiza Birolli, Luciana Aparecida Smolari

Resumo


OBJETIVO: Investigar a ocorrência de fadiga por compaixão em profissionais da saúde em hospital geral de alta complexidade do interior do estado de São Paulo.

MÉTODOS: Pesquisa transversal/exploratória, realizada com 67 profissionais de saúde, de ambos os sexos, dos setores de Oncologia e da Unidade de Terapia Intensiva. Para coleta de dados foram aplicados: questionário de dados sociodemográficos; Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HAD); Escala de Qualidade de Vida Profissional (ProQOL-IV); Escala de Apoio Social; e, Escala do Perfil de Estilo de Vida Individual (PEVI). Os dados foram analisados por estatística descritiva. Para correlação foi utilizado o Teste de Spearman, com nível de significância de ≤0,05. Para comparação entre grupos foi empregado o Teste de Mann Whitney.

RESULTADOS: Constataram-se correlações positivas entre fadiga por compaixão e indicadores de ansiedade, depressão e Burnout; e, correlações negativas nos aspectos apoio social, frequência dos relacionamentos sociais, prática de atividades físicas e uso de estratégias no controle de estresse. Observaram-se como fatores protetores: fadiga por compaixão, apoio social e autocuidado.

CONCLUSÕES: A saúde mental dos profissionais da saúde carece de maiores cuidados por parte da gestão hospitalar. A percepção da ocorrência de fadiga por compaixão nesses profissionais em hospital de alta complexidade sugere a inserção de práticas preventivas em qualidade de vida.


Palavras-chave


Estresse ocupacional; Qualidade de vida; Ansiedade; Depressão; Profissionais de saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.12672

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr