Caracterização do sono e da qualidade de vida em estudantes de medicina de uma universidade estadual

Francisco Ribeiro Picanço Júnior, Edrian Werner Carvalho, Milena Maria Pagel da Silva, Línive Gambôa Lima, Camila de Almeida Silva, Luana Carla Lima de Almada, Nathália Lima de Araújo Rodrigues, Juliana Reis Pereira, Wilke Souza Menezes, Juarez de Souza

Resumo


OBJETIVO: Caracterizar a qualidade do sono e a qualidade de vida em estudantes de medicina do primeiro ao quarto ano de uma universidade estadual.

MÉTODOS: Pesquisa de natureza quantitativa, transversal, descritiva e analítica. O local de aplicação foi a Universidade do Estado do Pará, Campus Santarém, com uma amostra total de 112 alunos, sendo 72 do ciclo básico e 40 do ciclo clínico. Aplicou-se a anamnese inicial, seguida de dois instrumentos: o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) e o Questionário de Qualidade de Vida Sf-36 (Medical Outcomes Study 36 – Item Short – Form Health Survey). Os dados foram analisados no software Microsoft Excel 2010® e usou-se o teste qui-quadrado e o teste de razão de chances (Odds Ratio).

RESULTADOS: Aderiram à pesquisa 68,2% dos alunos, sendo 56,8% do gênero masculino, 50,9% com idade menor que 22 anos e 64,5% dos dois primeiros anos do curso. Da amostra, 65,0% apresentou IQSP comprometido. Foram verificadas associações estatísticas entre a qualidade do sono e o ciclo semestral básico e entre o domínio aspectos físicos do questionário SF-36 dos estudantes do ciclo básico e a qualidade do sono.

CONCLUSÕES: Ser aluno do ciclo básico aumenta em até 3 vezes a chance de se ter má qualidade do sono, além de que, quando alterado negativamente o domínio aspectos físicos do questionário SF-36, os estudantes possuem até 3,5 vezes de chance de ser ter má qualidade do sono.

Palavras-chave


Sono; Qualidade de vida; Estudantes de medicina.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.12303

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr