Caracterização do sono e da qualidade de vida em estudantes de medicina de uma universidade estadual
Resumo
OBJETIVO: Caracterizar a qualidade do sono e a qualidade de vida em estudantes de medicina do primeiro ao quarto ano de uma universidade estadual.
MÉTODOS: Pesquisa de natureza quantitativa, transversal, descritiva e analítica. O local de aplicação foi a Universidade do Estado do Pará, Campus Santarém, com uma amostra total de 112 alunos, sendo 72 do ciclo básico e 40 do ciclo clínico. Aplicou-se a anamnese inicial, seguida de dois instrumentos: o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) e o Questionário de Qualidade de Vida Sf-36 (Medical Outcomes Study 36 – Item Short – Form Health Survey). Os dados foram analisados no software Microsoft Excel 2010® e usou-se o teste qui-quadrado e o teste de razão de chances (Odds Ratio).
RESULTADOS: Aderiram à pesquisa 68,2% dos alunos, sendo 56,8% do gênero masculino, 50,9% com idade menor que 22 anos e 64,5% dos dois primeiros anos do curso. Da amostra, 65,0% apresentou IQSP comprometido. Foram verificadas associações estatísticas entre a qualidade do sono e o ciclo semestral básico e entre o domínio aspectos físicos do questionário SF-36 dos estudantes do ciclo básico e a qualidade do sono.
CONCLUSÕES: Ser aluno do ciclo básico aumenta em até 3 vezes a chance de se ter má qualidade do sono, além de que, quando alterado negativamente o domínio aspectos físicos do questionário SF-36, os estudantes possuem até 3,5 vezes de chance de ser ter má qualidade do sono.Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v13n0.12303
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.