Incômodo provocado pelo zumbido na qualidade de vida: um estudo longitudinal

Ícaro Silva Walbrohel, Letícia Petersen Schmidt Rosito, Celso Dall'Igna, Alexandre Hundertmarck Lessa, Adriane Ribeiro Teixeira

Resumo


OBJETIVO: Avaliar o incômodo provocado pelo zumbido em um grupo de indivíduos acometidos pelo sintoma.

MÉTODOS: Estudo de caráter longitudinal, observacional e quantitativo, sendo a amostra composta por pacientes atendidos em um ambulatório especializado em hospital universitário. Os pacientes foram submetidos à avaliação otorrinolaringológica, responderam ao Tinnitus Handicap Inventory (THI) em dois momentos distintos e realizaram avaliação audiológica. Todos os pacientes receberam orientações gerais e o tratamento foi realizado de acordo com as necessidades de cada paciente. Os dados foram analisados utilizando-se o software SPSS e aplicando-se os testes de Wilcoxon, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman. O nível de significância adotado foi p<0,05.

RESULTADOS: A amostra foi composta por 185 pacientes, sendo 114 do sexo feminino. A idade variou de 23 a 82 anos. Houve redução significativa do grau de incômodo provocado pelo zumbido ao longo do tempo. Não houve correlação significativa do tempo entre as avaliações, idade, pitch e loudness do zumbido e grau da perda com a melhora do escore total do THI. Não houve associação da melhora do escore total THI com: tipo de perda, lateralidade do zumbido, hipótese diagnóstica e sexo do paciente.

CONCLUSÕES: Com o passar do tempo houve melhora no incômodo provocado pelo zumbido na amostra. Hipotetiza-se que a habituação foi um fator determinante para a diminuição do impacto do zumbido.


Palavras-chave


Zumbido; Qualidade de vida; Audiologia.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.12143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr