Qualidade de vida e estresse relacionado ao trabalho entre profissionais da Atenção Primária à Saúde

Cristiano José Mendes Pinto, Carolina Matteussi Lino, Renata Pereira Munhoz Escarabeli, Luciene das Virgens Cruz, Cristiane Pires, Silvia Maria Ribeiro Oyama, Marília Jesus Batista de Brito Mota

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a prevalência e os fatores associados à Síndrome de Burnout e à qualidade de vida no trabalho de profissionais da Atenção Primária à Saúde de uma cidade do interior do estado de São Paulo.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, conduzido com 520 profissionais de unidades de saúde de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. A qualidade de vida no trabalho foi avaliada a partir do instrumento Quality of Working Life Questionnaire e a Síndrome de Burnout a partir do instrumento Maslach Burnout Inventary. Foram realizadas análises descritivas e bivariadas das variáveis dependentes e independentes e, em seguida, regressão logística com as variáveis que apresentaram p<0,20. Adotou-se nível de significância de 5%.

RESULTADOS: A maioria dos profissionais era do gênero feminino, auxiliar/técnico de enfermagem, com carga horária de 40 horas semanais. Quanto à Síndrome de Burnout, 57,7% dos profissionais apresentaram esgotamento e 49,2% consideraram sua qualidade de vida no trabalho global como baixa. Identificou-se associação entre função e percepção de saúde, com qualidade de vida no trabalho.

CONCLUSÕES: Houve prevalência de Síndrome de Burnout e esta foi elevada, principalmente entre as funções administrativa e médicos. O esgotamento profissional esteve associado à função percepção da saúde e à qualidade de vida no trabalho.


Palavras-chave


Esgotamento psicológico; Profissionais da saúde; Atenção primária à saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v14n0.12128

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr