Qualidade de vida no trabalho de profissionais com atuação em Unidades Básicas de Saúde e em Unidades de Saúde da Família do município de São Carlos, São Paulo, Brasil

Renato Pereira da Silva, Fábio Morelli Bessegato, Gisele Pedroso Moi, Ageo Mário Cândido Silva, Fábio Luiz Mialhe

Resumo


OBJETIVO: Identificar características socioeconômicas, profissionais e comportamentais associadas à percepção da qualidade de vida no trabalho (QVT) de profissionais com atuação em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em Unidades de Saúde da Família (USF) do município de São Carlos, São Paulo, Brasil.

MÉTODOS: Estudo transversal com amostra de 191 profissionais que atuam em UBS e em USF do município de São Carlos. Foi aplicado questionário sobre QVT baseado no modelo de Walton a esses profissionais. Para verificação dos dados foi utilizada a análise logística multivariada (teste de Wald; α=0,05), realizada para cada dimensão do questionário, em separado, e para o questionário como um todo.

RESULTADOS: A associação entre as variáveis idade, estado de saúde autorrelatado, tipo de unidade de saúde, função, inter-relação pessoa e satisfação com a QVT foram encontradas considerando cada dimensão do questionário em separado. O modelo estatístico, composto a partir da análise do questionário como um todo, incluiu somente as variáveis idade e acúmulo de cargos.

CONCLUSÕES: Ingressar em serviços de saúde pública com idade inferior a 40 anos, possuir um segundo emprego, reportar um bom estado de saúde, relacionar-se bem com os demais colegas de trabalhos e desempenhar suas funções em maior proximidade com os usuários da APS são fatores que favorecem a satisfação dos profissionais com a QVT.


Palavras-chave


Qualidade de vida; Satisfação no emprego; Condições de trabalho; Saúde do trabalhador; Atenção primária à saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v13n0.11650

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr