Satisfação auditiva e qualidade de vida nos primeiros seis meses de uso do implante coclear em adultos pós-linguais

Joice de Moura Silva, Thais Corina Said de Angelo, Orozimbo Alves da Costa, Luzia Maria Pozzobom Ventura, Elisabete Honda Yamaguti, Adriane Lima Mortari Moret

Resumo


OBJETIVO: Avaliar o impacto do implante coclear na satisfação auditiva e na qualidade de vida de adultos com surdez pós-lingual, antes e após seis meses de uso do dispositivo.

MÉTODOS: Participaram 11 indivíduos, com idades entre 23 e 51 anos, usuários de implante coclear. Foram aplicados os protocolos Hearing Handicap Inventory for Adult (HHIA) e World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref) antes e após seis meses de uso do dispositivo. As características audiológicas e sociodemográficas da casuística foram descritas por meio de valores percentuais. O teste t pareado foi aplicado na comparação dos resultados dos questionários HHIA e WHOQOL-Bref nas condições pré e pós o uso do implante coclear (IC). Para verificar a correlação entre handicap, benefício e satisfação auditiva e qualidade de vida e, também, entre os instrumentos aplicados e as variáveis pré-selecionadas, foram utilizados os testes de correlação de Pearson e de Spearman, respectivamente. O nível de significância adotado foi de p≤0,05%.

RESULTADOS: Observou-se resultados estatisticamente significantes após o uso do implante coclear no domínio autoavaliação da qualidade de vida do WHOQOL-Bref e em todas as subescalas do HHIA. Verificou-se, também, correlação estatística entre todos os domínios do WHOQOL-Bref (com exceção do domínio físico) e as subescalas do HHIA antes do uso do implante coclear. Após o uso do dispositivo somente o domínio meio ambiente da qualidade de vida apresentou resultados estatisticamente significantes com a satisfação auditiva. O nível socioeconômico se correlacionou de forma significante com o WHOQOL-Bref nos domínios psicológico, relações sociais, autoavaliação da qualidade de vida e geral, antes do uso do implante coclear e, meio ambiente, autoavaliação da qualidade de vida e geral, após uso do dispositivo. As demais variáveis não se correlacionaram de forma significante com os instrumentos.

CONCLUSÕES: O uso do implante coclear resultou em modificações na autopercepção do handicap/satisfação auditiva e da qualidade de vida. As variáveis investigadas demonstraram pouco ou nenhum impacto sobre handicap/satisfação auditiva e a qualidade de vida.


Palavras-chave


Qualidade de vida; Satisfação; Adulto; Perda auditiva; Implante coclear.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n2.10932

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr