Qualidade de vida no trabalho de funcionários de uma unidade de alimentação e nutrição do município de São Cristóvão/SE

Natalia Lohayne Dias Vasconcelos, Rebecca Aimée Massonetto Ribeiro, Izabela Maria Montezano de Carvalho

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida no trabalho (QVT) de funcionários do restaurante universitário (RESUN) do campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

MÉTODOS: Os funcionários da produção do restaurante universitário da UFS foram entrevistados com auxílio do questionário TQLW-42. O instrumento compreende cinco dimensões: biológica/fisiológica, psicológica/comportamental, sociológica/relacional, econômica/política e ambiental/organizacional. A pontuação para cada item foi analisada por meio da sintaxe desenvolvida pelos autores da ferramenta no Excel, obtendo o nível de satisfação para cada aspecto estudado.

RESULTADOS: Foram entrevistados 21 funcionários, dos quais 52,4% eram do sexo masculino, com média de idade de 32,4 anos. Verificou-se que 61,9% dos entrevistados eram auxiliares de serviços gerais, e 38,1% ocupavam cargos de copeiras e auxiliares de cozinha. Em relação à percepção dos trabalhadores quanto à QVT, a avaliação geral, os aspectos biológico/fisiológico, psicológico/comportamental, sociológico/relacional e econômico/político foram considerados satisfatórios. Por outro lado, observou-se insatisfação quanto à dimensão ambiental/organizacional.

CONCLUSÕES: A QVT dos funcionários da UAN mostrou-se satisfatória. Todavia, é necessária uma atenção maior para a esfera ambiental/organizacional, cujos aspectos apresentaram avaliação insatisfatória.


Palavras-chave


Qualidade de vida; Saúde do trabalhador; Condições de trabalho; Serviços de alimentação.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n0.10909

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr