Impacto da incontinência urinária na qualidade de vida de idosas atendidas no Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Carmo do Paranaíba/MG

Tatiane Vargas Morais, Kelly Christina de Faria, Gisélia Gonçalves de Castro, Talita Sabrina da Silva, Lays Magalhães Braga

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida (QV) de mulheres participantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da cidade de Carmo do Paranaíba/MG.

MÉTODOS: Estudo transversal com amostra composta de 50 mulheres, as quais, após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responderam à ficha de avaliação pessoal e ao questionário King's Health Questionnaire (KHQ) que avalia a QV em indivíduos com incontinência urinária (IU). Foi realizada análise descritiva por meio de medidas de tendência central e de variabilidade para variáveis numéricas e distribuição de frequência para as categóricas.

RESULTADOS: Quanto ao perfil sociodemográfico, observou-se que a idade média da amostra foi 67,6 anos, a maioria eram casadas e completaram apenas o ensino fundamental. Quanto aos antecedentes obstétricos, notou-se que 68% tiveram parto vaginal, com uma média 3,6 partos. Na avaliação da prevalência de IU, verificou-se que 60% relataram perda urinária e, para 75% delas, esta condição impactou negativamente na QV.

CONCLUSÕES: A IU impactou negativamente na QV da amostra estudada, principalmente nas limitações físicas e nas atividades de vida diária.

Palavras-chave


Incontinência urinária; Mulheres; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n1.10511

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr