Estado nutricional de idosos residentes em condomínio habitacional exclusivo para idosos

Vanessa Ticianne Vasconcelos de Andrade Moreira Braga, Maria do Carmo Eulálio

Resumo


OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional, através de dois métodos, dos idosos residentes nos Condomínios Cidade Madura, na Paraíba.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, com 76 idosos residentes no Condomínio Cidade Madura dos municípios de Campina Grande, de João Pessoa e de Guarabira, na Paraíba. O convite para participar da pesquisa seguiu o mesmo padrão nos três condomínios. Os indivíduos que concordaram participar da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para caracterização da amostra foi utilizado um questionário sociodemográfico. Para avaliação do estado nutricional, utilizou-se a forma completa da Mini Avaliação Nutricional (MAN®) e foi realizada a aferição das medidas antropométricas para obtenção do índice de massa corporal (IMC) e das circunferências (cintura, quadril, braço e panturrilha). Para análise dos resultados foi utilizada a estatística descritiva através da frequência, da média e do desvio padrão e as associações foram verificadas por meio do teste qui-quadrado, com nível de significância estatística definido em 5% (p<0,05).

RESULTADOS: Participaram do estudo 76 idosos, sendo a maioria do sexo feminino (56,6%), com idade média de 71,1 anos (DP±6,4). O estado nutricional avaliado pela MAN®, demonstrou que a maioria (85,5%) dos idosos se apresentaram eutróficos e 14,5% com riscos de desnutrição. Através do IMC observou-se que a maior parte dos idosos (46,1%) se apresentaram com sobrepeso, 44,7% estavam eutróficos e 6,6% com baixo peso. A maioria dos idosos (84,3%) apresentaram alto risco para doenças cardiometábolicas pela relação cintura/quadril (C/Q) e eutrofia de acordo com a medida da circunferência da panturrilha (88,2%). Houve associação estatisticamente significativa entre o estado nutricional através da pontuação da MAN® e do IMC (média do escore da MAN® de 26,61 (DP±2,7) e 27,4 (DP±4,4) respectivamente; p<0,001).

CONCLUSÕES: A maioria dos idosos apresentaram estado nutricional com sobrepeso, sem risco para desnutrição e com alto risco para doenças cardiovasculares e distúrbios metabólicos, sendo estes, fatores de risco para o estado de saúde do idoso. Portanto, o conhecimento do estado nutricional dos idosos residentes nos Condomínios Cidade Madura contribui para a adoção de ações estratégicas nutricionais específicas destinadas à promoção da saúde desta população.


Palavras-chave


Idosos; Estado nutricional; Saúde do idoso.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v12n1.10282

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr