Estado nutricional, nível de atividade física e qualidade de vida relacionados à saúde de policiais militares do 15º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina

Joelma Vicentina dos Santos de Lorenzi, Ricelli Endrigo Rupell da Rocha, Ederlei Aparecida Zago, Luiz Eduardo Bondan, Lindomar Palmera

Resumo


OBJETIVO: Avaliar estado nutricional, nível de atividade física e qualidade de vida (QV) relacionados à saúde de policiais militares do 15º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

MÉTODOS: Foram avaliados o nível de atividade física semanal (IPAQ-curto), o estado nutricional (IMC) e a percepção da QV (WHOQOL-Bref). Para analisar as diferenças entre os domínios da QV, foram utilizados os testes U de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis com post hoc Dunn.

RESULTADOS: Apresentaram sobrepeso 48,8% (n=20) dos policiais militares e 19,5% (n=8) obesidade nível 1. O nível de atividade física mostrou que 66,0% (n=27) eram ativos fisicamente e 34,0% (n=14) insuficientemente ativos. Nos escores dos domínios da QV, os domínios físico (52,0) e meio ambiente (60,2) apresentaram os melhores escores e os domínios psicológico (61,9) e relações sociais (70,5) os piores escores. Quando comparados os domínios de pior escore (físico vs. meio ambiente) e de melhor escore (relações sociais vs. psicológico), houve diferença significativa entre eles (p<0,05). O escore da percepção da QV geral foi de 61,1.

CONCLUSÕES: Apesar dos policiais militares estarem com sobrepeso, eles são fisicamente ativos e apresentam boa QV.


Palavras-chave


Policiais;Atividade física;Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v11n3.10153

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr