Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Qualidade de Vida (R. bras. Qual. Vida) é um periódico trimestral, de caráter interdisciplinar, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e do Laboratório de Qualidade de Vida (LaQVida) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que tem por missão divulgar pesquisas científicas e tecnológicas da área da qualidade de vida e áreas correlatas. 

A cobertura temática da RBQV abrange, em primeiro nível, Ciências da Saúde e, em segundo nível, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Educação Física além de outras áreas que desenvolvam pesquisas que contribuam com a àrea de qualidade de vida.

Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação em outro periódico até o parecer final do Conselho Editorial, assim como, uma vez o artigo aceito/publicado, o mesmo não poderá ser submetido para outro periódico. O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial e do Comitê Científico.

A Revista Brasileira de Qualidade de Vida receberá para avaliação trabalhos redigidos em língua portuguesa.

 

Políticas de Seção

Artigos originais

A Revista Brasileira de Qualidade de Vida prioriza a divulgação de trabalhos originais resultantes de pesquisa científica que apresentem contribuição significativa para a área da Qualidade de Vida. Outros tipos de contribuições, como artigos de revisão, notas e resenhas são aceitas, mas não priorizadas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Análise crítica de publicações relacionadas com a temática da revista (Máximo 1500 palavras).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas

Relatos curtos de resultados parciais ou preliminares de pesquisas que apresentam interesse para área da Qualidade de Vida, que não comportam uma análise e discussão mais aprofundada (Máximo de 1500 palavras, incluindo quadros, tabelas, figuras e referências).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos submetidos na Revista Brasileira de Qualidade de Vida são avaliados preliminarmente pelo Editor e/ou pelo Conselho Editorial. Os artigos aprovados na avaliação prévia serão encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (double blind peer-review). Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, serão adotados todos os cuidados possíveis para garantir o anonimato no processo. O Conselho Editorial e o Comitê Científico dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo inclusive reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista. Nesse caso, o referido trabalho será reavaliado pelos referees. Esse processo de avaliação dos manuscritos terminará na segunda versão. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos Editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Editor e/ou Conselho Editorial da revista, de acordo com critérios e normas de revisão interna.

 

Periodicidade

A revista desde de 2017 é publicada em fluxo contínuo

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Recomenda-se a disponibilização, em repositórios de acesso aberto, dos dados das pesquisas utilizadas nos artigos publicados na Revista Brasileira de Qualidade de Vida.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Indexadores e Diretórios

Latindex - Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=23486

Portal Capes de Periódicos

www.periodicos.capes.gov.br

Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras – IBICT

http://diadorim.ibict.br/handle/1/365

Directory of Research Journals Indexing – DRJI

http://www.drji.org/JournalProfile.aspx?jid=2175-0858

NewJour - Electronic Journals & Newsletters

http://www.library.georgetown.edu/newjour/publication/revista-brasileira-de-qualidade-de-vida

Research Bib

http://journalseeker.researchbib.com/?action=viewJournalDetails&issn=21750858&uid=re2e56

Indexador GeoDados

http://geodados.pg.utfpr.edu.br/

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)

http://www.sumarios.org/

Portal para periódicos de livre acesso na Internet – LivRe

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

CiteFactor - Academic Scientific Journals

http://www.citefactor.org/journal/index/9737/revista-brasileira-de-qualidade-de-vida#.WNKnF28rLcs 

 

Periodicidade

Trimestral, com fechamento das edições ao final dos meses de março, junho, setembro e dezembro. A Revista Brasileira de Qualidade de Vida adota o sistema de fluxo contínuo tanto para a submissão quanto para a publicação dos artigos. 

 

Qualis

Quadriênio 2013-2016:

B3: Educação Física e Psicologia.

B4: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Enfermagem, Interdisciplinar, Odontologia, Planejamento Urbano e Regional / Demografia e Saúde Coletiva.

B5: Ciências Agrárias I, Engenharias III, Engenharias IV, Ensino e Medicina II.

C: Ciência de Alimentos e Educação.


2015:

B3: Psicologia.

B4: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Educação Física, Enfermagem, Interdisciplinar, Odontologia, Planejamento Urbano e Regional / Demografia e Saúde Coletiva.

B5: Ciências Agrárias I, Engenharias III, Engenharias IV, Ensino e Medicina II.



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr