- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Indexadores e Diretórios
- Periodicidade
- Qualis
Foco e Escopo
A Revista Brasileira de Qualidade de Vida (R. bras. Qual. Vida) é um periódico trimestral, de caráter interdisciplinar, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e do Laboratório de Qualidade de Vida (LaQVida) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que tem por missão divulgar pesquisas científicas e tecnológicas da área da qualidade de vida e áreas correlatas.
A cobertura temática da RBQV abrange, em primeiro nível, Ciências da Saúde e, em segundo nível, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Educação Física além de outras áreas que desenvolvam pesquisas que contribuam com a àrea de qualidade de vida.
Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação em outro periódico até o parecer final do Conselho Editorial, assim como, uma vez o artigo aceito/publicado, o mesmo não poderá ser submetido para outro periódico. O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial e do Comitê Científico.
A Revista Brasileira de Qualidade de Vida receberá para avaliação trabalhos redigidos em língua portuguesa.
Políticas de Seção
Artigos originais
A Revista Brasileira de Qualidade de Vida prioriza a divulgação de trabalhos originais resultantes de pesquisa científica que apresentem contribuição significativa para a área da Qualidade de Vida. Outros tipos de contribuições, como artigos de revisão, notas e resenhas são aceitas, mas não priorizadas.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos de revisão
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Análise crítica de publicações relacionadas com a temática da revista (Máximo 1500 palavras).
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Notas
Relatos curtos de resultados parciais ou preliminares de pesquisas que apresentam interesse para área da Qualidade de Vida, que não comportam uma análise e discussão mais aprofundada (Máximo de 1500 palavras, incluindo quadros, tabelas, figuras e referências).
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Entrevista
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os artigos submetidos na Revista Brasileira de Qualidade de Vida são avaliados preliminarmente pelo Editor e/ou pelo Conselho Editorial. Os artigos aprovados na avaliação prévia serão encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (double blind peer-review). Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, serão adotados todos os cuidados possíveis para garantir o anonimato no processo. O Conselho Editorial e o Comitê Científico dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo inclusive reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista. Nesse caso, o referido trabalho será reavaliado pelos referees. Esse processo de avaliação dos manuscritos terminará na segunda versão. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos Editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Editor e/ou Conselho Editorial da revista, de acordo com critérios e normas de revisão interna.
Periodicidade
A revista desde de 2017 é publicada em fluxo contínuo
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Recomenda-se a disponibilização, em repositórios de acesso aberto, dos dados das pesquisas utilizadas nos artigos publicados na Revista Brasileira de Qualidade de Vida.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Indexadores e Diretórios
Latindex - Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=23486
Portal Capes de Periódicos
Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras – IBICT
http://diadorim.ibict.br/handle/1/365
Directory of Research Journals Indexing – DRJI
http://www.drji.org/JournalProfile.aspx?jid=2175-0858
NewJour - Electronic Journals & Newsletters
http://www.library.georgetown.edu/newjour/publication/revista-brasileira-de-qualidade-de-vida
Research Bib
http://journalseeker.researchbib.com/?action=viewJournalDetails&issn=21750858&uid=re2e56
Indexador GeoDados
http://geodados.pg.utfpr.edu.br/
Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)
Portal para periódicos de livre acesso na Internet – LivRe
http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
CiteFactor - Academic Scientific Journals
http://www.citefactor.org/journal/index/9737/revista-brasileira-de-qualidade-de-vida#.WNKnF28rLcs
Periodicidade
Trimestral, com fechamento das edições ao final dos meses de março, junho, setembro e dezembro. A Revista Brasileira de Qualidade de Vida adota o sistema de fluxo contínuo tanto para a submissão quanto para a publicação dos artigos.
Qualis
Quadriênio 2013-2016:
B3: Educação Física e Psicologia.
B4: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Enfermagem, Interdisciplinar, Odontologia, Planejamento Urbano e Regional / Demografia e Saúde Coletiva.
B5: Ciências Agrárias I, Engenharias III, Engenharias IV, Ensino e Medicina II.
C: Ciência de Alimentos e Educação.
2015:
B3: Psicologia.
B4: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Educação Física, Enfermagem, Interdisciplinar, Odontologia, Planejamento Urbano e Regional / Demografia e Saúde Coletiva.
B5: Ciências Agrárias I, Engenharias III, Engenharias IV, Ensino e Medicina II.