Perspectiva estratégica da sustentabilidade nas universidades federais da região nordeste do Brasil: uma análise por meio do triple bottom line

Aline Eggres Castro, Ana Amélia Moura Zwicker, Jordana Marques Kneipp, Mauri Leodir Löbler

Resumo


O objetivo do estudo é examinar a perspectiva da sustentabilidade, por meio das dimensões ambiental, social e econômica, nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) das universidades federais (UFs) da região nordeste do Brasil. A pesquisa é qualitativa e de natureza exploratória, operacionalizada por meio de uma pesquisa documental. A técnica de pesquisa foi a análise de conteúdo, com categorização a posteriori dos dados obtidos a partir da Missão, Visão e Valores de 16 UFs da região. Os resultados apontam que a dimensão social da sustentabilidade é amplamente abordada nas diretrizes estratégicas das UFs analisadas, indicando boas perspectivas da atuação do papel das Intituições de Ensino Superior como instrumentos de transformação. A dimensão econômica é moderadamente abordada, sendo mencionada de forma indireta, como o desenvolvimento dos profissionais e da região. A dimensão ambiental, é superficialmente abordada nas diretrizes estratégicas das UFs, indicando área de preocupação para o alcance do desenvolvimento sustentável.


Palavras-chave


Sustentabilidade nas Universidades; Educação para a Sustentabilidade; Desenvolvimento Regional; Região Nordeste; Plano de Desenvolvimento Institucional.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbpd.v9n2.8907

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr