Análise de mercado como ferramenta para a abertura de novos loteamentos

Renata Alves Perez, Débora Sayuri Kimura

Resumo


Na última década ocorreu uma expansão territorial das cidades de pequeno, médio e grande porte no Brasil. Dentre os novos empreendimentos imobiliários destacam-se principalmente os residenciais. Para a abertura de novos loteamentos deve ser realizada uma pesquisa de mercado analisando o ciclo de vida familiar, renda, quais as necessidades que a família possui, idade dos integrantes, se os compradores possuem ou não filhos, enfim várias características pertinentes aos futuros compradores. O objetivo deste artigo é mostrar como inicialmente deve ser realizada uma análise de mercado para ver se há ou não viabilidade para a abertura de novos loteamentos em determinada cidade. Para esta análise escolheu-se a Região Metropolitana de Maringá – RMM.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbpd.v3n1.3577

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr