O gerenciamento da comunicação de projetos públicos: como adaptar os processos do PMBOK/PMI à realidade da administração pública
Resumo
Apesar de ser uma ferramenta muito importante e que contribui significativamente para o sucesso de um projeto, a comunicação ainda é administrada de maneira ineficiente em diversas organizações, sobretudo nas do setor público; o qual possui características próprias que podem dificultar a execução dos processos de gerenciamento da comunicação de um projeto. Com base neste cenário, pode se levantar o seguinte problema: como os processos de gerenciamento das comunicações listados pelo PMBOK podem ser adaptados à realidade da gestão de projetos públicos? Por meio de pesquisa descritiva, interpretativa, qualitativa, bibliográfica e documental, o presente estudo procura responder a esta questão. Para isto foram relatadas as principais características do setor público, no que tange à gestão de projetos; expôs-se a importância das comunicações para os mesmos; foram listadas as práticas de gerenciamento de comunicação descritas no PMBOK; e relacionou-se estas práticas às peculiaridades encontradas nos projetos administrados por organizações públicas. O resultado final deste trabalho consiste na identificação das adaptações necessárias aos processos de gerenciamento das comunicações listados pelo PMBOK quando aplicados a projetos públicos.
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PDFDOI: 10.3895/rbpd.v1n1.3097
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